Durante este ano li o livro "Isto é marketing" (2019) do Seth Godin porque como já o sigo há uns anos sabia que ia valer a pena. Dentro da capa laranja profunda as páginas brancas trazem várias reflexões de marketing e de gestão à baila, as quais nos deixam inquietos quer concordemos ou não com as suas ideias. Acho que muitos de nós, que o leram, devem ficar com um pouco de vergonha por não terem notado antes o que parece evidente quando olhamos para os nossos negócios (sejam eles comerciais ou sociais).
Nesse livro Seth explica "que os grandes marketers da atualidade não se limitam a criar ruído: criam um mundo melhor, resolvem problemas e ajudam as pessoas a alcançarem os seus objetivos". O marketer é pintado na sua descrição como um agente de mudança. E para quem trabalha neste mundo não sente quão impactante é esta visão e quanta a responsabilidade?
Quem é Seth Godin?
Seth Godin é um autor de bestsellers, empresário, agente de mudança, pensador e autor de posts diários no seu famoso blog. Os livros que escreveu mudam consistentemente a paisagem do marketing e dos negócios - Permission marketing, A Vaca Púrpura, Tribos, O Ponto Morto, Linchpin e Poke the Box.
Se são como eu e gostam de leituras, espreitem a lista de livros que Seth Godin recomenda aqui.
Para quem gosta de pérolas de inspiração deixo aqui uma na forma do próprio Seth Godin.
Entre muitas coisas que toca neste vídeo relembra-nos como o nosso atual sistema social está projetado para estarmos em constante underachievement, traduzindo à letra em "sub-realização", num estado de contínuo fracasso. Ele enquadra esta narrativa dentro do manifesto "Icarus Deception".
Como não quero ser mais spoiler do que já fui deixo para os mais curiosos um design thinking do livro focado nas ideias chave - imagem abaixo.
Agora falando diretamente para ti que estás a ler: deixo-te um último convite, o de subscreveres as minhas newsletters aqui para receberes novo e exclusivo conteúdo.
Saudações digitais,
Joana Feliciano
Kommentare