top of page
Foto do escritorJoana Feliciano

Sonhadores Praticantes em São Tomé e Príncipe

Sabem quando uma ideia dá origem a um projeto informal, que por sua vez dá origem a uma equipa, que possibilita dar origem a uma Associação, que não conseguindo parar de ter ideias e de as colocar em prática cresce enquanto comunidade de Sonhadores Praticantes em várias partes do mundo?

Pois bem, um dia deu-me a ideia de instigar mais sonhadores praticantes como eu e olhem, de 2018 aos dias de hoje tem sido (parte) a minha vida: a Solo Adventures.


Hoje trago uma visão geral do que tem sido outra das ideias que tive e fui partilhando, construindo em equipa com voluntários de Portugal e São Tomé: o Programa Sonhadores Praticantes - mentoria & desenvolvimento humano.


Solo Adventures e Sebê Nón: Transformam Vidas no feminino na Roça Agostinho Neto, São Tomé e Príncipe


Associação Solo Adventures,

a casa dos Sonhadores/as Praticantes

Somos uma comunidade de Sonhadores/as Praticantes, cujo objetivo é inspirar e empoderar pessoas na procura pelo seu propósito de vida, bem-estar e saúde mental. Com atuação em Portugal, São Tomé e Príncipe e Brasil, trabalhamos para fomentar a consciência individual, social e cívica, através de uma metodologia centrada em autoconhecimento, autorrealização e ligações interpessoais.


O foco está no desenvolvimento humano, saúde mental e bem-estar emocional, promovendo uma melhor qualidade de vida e longevidade. Este compromisso está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente os pontos 3 (Saúde de Qualidade), 10 (Reduzir as Desigualdades) e 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos).






Sebê Nón: Educar para a Igualdade

O Sebê Nón, cujo nome significa “o nosso saber” em crioulo forro, é um projeto de intervenção social que visa empoderar a população feminina de São Tomé e Príncipe, promovendo a educação e a igualdade de género.


Criado por Sofia Dias Ramos em 2016, como parte do programa Spirit da WACT (We Are Changing Together), o projeto passou por uma fase de incubação em Portugal entre 2017 e 2018.



Em 2019, o Sebê Nón foi implementado na Roça Agostinho Neto, no distrito de Lobata, São Tomé, onde continua a desenvolver atividades que combatem o abandono escolar e promovem a saúde e qualidade de vida das mulheres santomenses.






Programa Sonhadores Praticantes: Uma Parceria Transformadora

Desde 2022, a Solo Adventures e o Sebê Nón têm unido esforços para concretizar objetivos comuns através do "Programa Sonhadores Praticantes - mentoria e desenvolvimento humano". Este programa é direcionado a meninas e mulheres da Roça Agostinho Neto, visando superar disparidades sociais e econômicas e proporcionando oportunidades para alcançar seu pleno potencial.



Edição 2022


O programa adapta-se às necessidades específicas das participantes, oferecendo sessões de capacitação presenciais em grupo e mentoria individual online. Ao longo de sete meses, as mentoradas meninas e mulheres adultas participaram em sessões mensais com mentoras em Portugal, desenvolvendo projetos de vida e estabelecendo metas concretas que promovem a melhoria das suas condições de vida.

Espreitar aqui alguns momentos da segunda edição do Programa em 2023:




Edição 2023


Esta abordagem não só aumenta a confiança e o autoconhecimento das participantes, mas também contribui para a construção de uma comunidade mais resiliente e igualitária, alinhada com o ODS 10 (Reduzir as Desigualdades) - saber mais aqui.


As mentorias mensais à distância possibilitam o desenvolvimento dos projetos de vida de cada mentorada menina e mulher adulta. Para a mentorada Osmaura significou conseguir lançar o seu livro com um conto original e conhecer uma cientista santomense que a inspirou a continuar a lutar pelo seu sonho de trabalhar ter uma carreira nas áreas das ciências!


  • Edição de 2022 aqui

  • Saber mais sobre a edição de 2023 aqui


Edição 2024



Sessões presenciais em 2024 na Roça Agostinho Neto


Nos dias 27 de abril e 4 de maio de 2024 na Biblioteca da Roça Agostinho Neto, decorreram as sessões de capacitação presenciais complementares às mentorias individuais para todas as mulheres adultas interessadas.


Com o objetivo de ajudar as mulheres santomenses a desenvolverem o seu autoconhecimento, refletirem sobre os principais desafios que enfrentam na sua vida pessoal e como potenciarem a melhoria das suas condições de vida.

As atividades incluíram temas como bem-estar, finitude, gestão de tempo e educação financeira, utilizando exercícios escritos guiados pela equipa de voluntariado.








Foram convidadas a continuar a apostar no seu desenvolvimento pessoal e profissional podendo integrar na terceira edição de mentorias do Programa Sonhadores Praticantes para criarem os seus projetos de vida.


As sessões também tiveram a honra de receber uma visita oficial de representantes do Governo de São Tomé e Príncipe para conhecerem o trabalho realizado, especialmente com as mulheres adultas da comunidade.



Impacto e Futuro


Ao promover um espaço seguro e livre de julgamentos, o "Programa Sonhadores Praticantes" permite que as participantes explorem aspectos cruciais das suas vidas, como a sua identidade, os seus valores, uma orientação/propósito que possam transformar os seus sonhos em objetivos concretos. Através desta iniciativa, a Solo Adventures e o Sebê Nón contribuem diretamente para a redução das desigualdades em São Tomé e Príncipe, capacitando as meninas e mulheres a superarem barreiras, tirarem mais tempo para si e a alcançarem os seus objetivos.


A colaboração entre a Solo Adventures e o Sebê Nón demonstra como ações locais podem ter um impacto global, avançando em direção à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com uma equipa de voluntariado maioritariamente feminina, trabalham juntas para promover o empoderamento e a emancipação das mulheres, transformando vidas e fortalecendo comunidades em São Tomé e Príncipe.


Saber mais sobre este projeto aqui, aqui e aqui.


Gostavas de fazer parte da equipa de voluntariado Solo Adventures? Espreita aqui.


0 comentário

Comments


bottom of page